Thutor

Filosofia de Gestão

Baseada em valores como felicidade e respeito, impulsionando a liderança humanizada e a eficiência no trabalho.

Filosofia
de Gestão

A Filosofia de Gestão é uma nova forma de pensar a gestão das organizações.

Idealizada por Márcio Henrique Fernandes, a Filosofia de Gestão (FG) está amplamente fundamentada nos livros Felicidade Dá Lucro (2015), O Fim do Círculo Vicioso (2017) e Filosofia de Gestão – Cultura e Estratégia COM as Pessoas (2019).

Essa nova forma de pensar a gestão das empresas tem como objetivo aumentar o engajamento dos colaboradores e a prosperidade das organizações.

A Filosofia de Gestão é o começo de uma revolução que, fundamentada nas relações humanas e simples, como a felicidade e o respeito, acredita na humanização da liderança, na competitividade e na eficiência no trabalho.

São quatro verbos de ação que definem os quatro pilares da Filosofia de Gestão: ACREDITAR, PRATICAR, MELHORAR e COMPARTILHAR. Este ciclo virtuoso oferece um caminho claro e objetivo para uma jornada de evolução.

Cada um desses pilares promove o progresso, contribuindo para a criação de um ambiente propício e atraente para as pessoas. A Filosofia de Gestão também promove um ambiente de desenvolvimento e protagonismo individual, tornando-se uma abordagem única tanto para organizações quanto para indivíduos.

A Filosofia de Gestão não é algo rígido, mas sim um conjunto de diretrizes que guiam e provocam o processo de mudança. Cada um dos pilares permite reflexões inteligentes sobre como é possível evoluir nas organizações, veja abaixo:

Acreditar

Qual é a razão de existir do negócio? Quais são as crenças e valores inegociáveis da organização? Qual a visão de futuro? Quais as forças e potencialidades do negócio?

Praticar

Quais práticas de gestão sustentam a minha cultura e viabilizam minha estratégia? Que rituais inspiram e motivam os times? Que perfil de liderança é necessário para acelerar os resultados?

Melhorar

O que sinaliza o sucesso do negócio? Que elementos promovem a melhoria contínua dos processos? Que fatores ajudam a romper a inércia e a zona de conforto?

Compartilhar

Como manter o ambiente interno próspero? Como ampliar a atratividade? Como reconhecer os méritos e os bons resultados? Como aumentar o alcance e potencializar a zona de influência da organização?

Diretrizes Fundamentais da
Filosofia de Gestão:

Propósito e valores claros, públicos e convergentes
Protagonismo ao invés de reclamação e obstaculismo
Liderança humanizada com a capacidade de equilibrar Afetividade e Efetividade
Comunicação quente, frequente, fluente, transparente e bilateral
Práticas de Gestão e Cultura que promovem o engajamento das pessoas
Respeito e Diversidade na forma de ser e agir
Imparcialidade e justiça por meio de critérios viabilizadores públicos, participativos e transparentes
Persistência na coerência das atitudes e lideranças
Governança da Forma estruturada para promover a participação e o engajamento
Desenvolvimento e valorização das Pessoas

Os pilares e as diretrizes da Filosofia de Gestão guiam a construção das nossas jornadas, desenvolvimentos, conteúdos e soluções para oferecer o que há de melhor na construção da Cultura e Estratégia COM as Pessoas.

Quer saber como aplicar a Filosofia de Gestão em sua Organização?

Em Felicidade Dá Lucro, um dos líderes mais admirados do país alia lições extraídas de passagens autobiográficas – que ressaltam sempre a importância da família em sua formação – a ensinamentos que vão na contramão do tradicional e quebram paradigmas. Ele acredita, por exemplo, que injetar capital na formação de seus colaboradores – como prefere chamar o time que lidera – pode gerar o péssimo hábito da inércia.

Márcio acredita que investir no próprio aprimoramento liberta do “obstaculismo” e faz vencer. Dessa forma, esses colaboradores certamente serão notados, ganhando lugar de destaque na estrutura da empresa. Um livro rico em ideias e provocador na sua essência.

Adquira o seu:

Em O Fim do Círculo Vicioso, Márcio Fernandes mostra como qualquer pessoa – do jovem que está começando a trabalhar ao presidente da empresa – pode aplicar a Filosofia de Gestão em sua vida e em seus negócios. O primeiro passo é romper a inércia, que ganha muita força em tempos de crise como os atuais. As etapas seguintes são a criação ou identificação de um propósito e o exercício dos pilares centrais da sua filosofia – ACREDITAR, PRATICAR, MELHORAR e COMPARTILHAR.

Ao fim do percurso do “ciclo virtuoso” proposto pelo autor, o leitor se tornará o líder da própria vida, maximizando sua felicidade e a de todos a sua volta, em casa e no trabalho.

Adquira o seu:

Em Filosofia de Gestão – Cultura e Estratégia COM as Pessoas, Márcio Fernandes aborda elementos e práticas essenciais para estabelecer uma Nova Cultura Organizacional (NCO) e descreve as características vitais dessa forma de gerir — agora denominada “gestão COM pessoas”. Desafio que pode alavancar carreiras e empresas a um novo patamar, que, além de gerar lucro, converge propósitos e valores, conectando pessoas a negócios com que se identifiquem.

Valendo-se de sua ampla experiência, o autor explica em detalhes como criar e implementar essa cultura, com imparcialidade e grande engajamento.

Márcio Fernandes apresenta, ainda, os conceitos e comportamentos que são esperados do Líder da Nova Liderança, e esclarece a relevância desse papel na estratégia das organizações que desejam se tornar um lugar melhor para trabalhar.

Adquira o seu:

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?