Qual a importância e a melhor forma de ouvir as pessoas?

Filosofia de Gestão, Liderança e Relacionamento

“Assuma o compromisso de tornar o seu negócio mais humanizado na forma de trabalhar, nas relações pessoais e no convívio diário. Procure atuar mais próximo ao seu time e se coloque à disposição para ouvir as pessoas a qualquer momento”. Márcio Fernandes.

Nos comunicamos diariamente, seja no trabalho ou com a nossa família, e para cada um utilizamos formas diferentes para nos relacionar. O que há em comum em todos esses ambientes são as pessoas! É da natureza humana querer ser compreendida, falar e, principalmente, ter alguém que possa te ouvir sem a pretensão de ganhar alguma coisa em troca. Só o fato de querer conhecer suas histórias, saber sobre você e entender suas angústias é acolhedor.

A nossa capacidade de ouvir não está necessariamente ligada a nossa capacidade auditiva. Ouvir compreende também a capacidade de captarmos o que os outros querem dizer e escutar suas emoções por meio de palavras, e para isso precisamos estar atentos. Sua comunicação será muito mais assertiva se você conseguir dedicar um pouco do seu tempo para que o outro possa falar e você ouvir verdadeiramente.

Algumas pessoas carregam consigo emoções e pensamentos negativos, e isso é  muito difícil de ouvir. Mas você já parou para pensar que talvez a pessoa só precise de um momento para colocar tudo o que sente para fora e se sentir mais aliviada? Pois bem, isso acontece! É preciso estar aberto para ouvir sem julgar e ser flexível.

“Mas como eu faço isso?”

Um bom exercício para melhorar sua capacidade de ouvir é ter EMPATIA. Você não precisa necessariamente concordar com tudo o que a pessoa fala. Utilize perguntas para compreender mais a realidade do outro e tente entender todo o cenário, porque às vezes o que ela quer dizer não está nas palavras.

“Como o ouvir e a empatia impactam os relacionamentos no trabalho?”

Se relacionar com alguém é um processo dinâmico (e não difícil) e que consiste em ter a capacidade para lidar com o seu próprio desconforto e resolver os problemas. De acordo com a Filosofia de Gestão o relacionamento entre todos no trabalho deve ser baseado na transparência e na verdade. Por meio do que é considerado justo e honesto, o colaborador conseguirá ter feedbacks mais consistentes e desenvolver um comportamento mais assertivo.

A capacidade de saber ouvir não está relacionada somente ao líder, mas também ao colaborador. Buscar compreender o que o outro propõe é essencial para gerar os resultados de forma mais rápida, por isso o questionamento é parte do processo e demonstra envolvimento. Quando melhoramos a nossa capacidade de ouvir, melhoramos a nossa fala também. A nossa fala se torna mais coerente e sincera. A outra pessoa percebe isso, o que gera empatia.

Demonstrar empatia gera confiança e credibilidade. Se você quer que o líder lhe atribua mais atividades, demonstre empatia. Se você líder, quer ter mais segurança com a sua equipe, demonstre empatia. Busque estar próximo das pessoas que trabalham com você e lembre-se, empatia não é ser invasivo e sim, se colocar no lugar do outro, entender suas potencialidades e limitações.

“O verdadeiro líder age como facilitador para que o time possa atuar de forma confortável no dia a dia e, consequentemente, consiga se desenvolver e desempenhar ao máximo o seu potencial”. (Márcio Fernandes)

“Ouvir é um exercício diário!”

Para conseguir desenvolver a capacidade de ouvir, é preciso se conhecer! É refletir e avaliar seus comportamentos e atitudes, é ter silêncio interior para saber que ninguém é perfeito e que todos podem melhorar. É preciso utilizar o seu próprio repertório para compreender uma situação e assim, desenvolver novas habilidades.

Saber ouvir o diferente soma muito mais para seu próprio desenvolvimento e para a empresa. Quem sabe ouvir consegue entender a importância da fala e consequentemente melhorar seu relacionamento interpessoal.

Precisa de ajuda para desenvolver seu lado empático, suas habilidades de escuta e inteligência emocional? Conte com a Thutor e nossos thutores! Dê o primeiro passo.

Quero Assinar