Tenha uma Super Ideia e continue esperando um milagre. Oi?

Empreendedorismo e Organização

…”Se você vai apresentar uma “grande ideia”, o primeiro passo é mostrar que você já dedicou tempo e já correu risco para validá-la.”

 

Segunda-feira, 10h da manhã: “Amor, hoje vou chegar mais tarde em casa pois passarei na academia para me matricular na natação”.

A mensagem que aparentemente mostra uma ação para um início de uma atividade física rotineira, na maioria das vezes não passa de uma ideia de melhorar a qualidade de vida.

Muito se engana aquele que passa a vida toda procurando uma grande ideia para enriquecer. A “fórmula mágica” não está no QUE mas sim no COMO. Após a ideia, diversas são as ações necessárias para se atingir o primeiro resultado.

Em nossa rotina muitas vezes criamos com facilidade uma lista de barreiras para não entregarmos algumas demandas. Temos uma dificuldade enorme em agir. Por que isso acontece? Como ser mais prático sem perder a criatividade e a vontade de inovar? Preparamos três dicas para lhe auxiliar a sair da inércia.

  • Una a ideia ao primeiro passo

Steve Jobs em um discurso na Universidade de Stanford em 2005 disse: “Os pontos só se conectam em retrospecto. Por isso, é preciso confiar em que estarão conectados, no futuro. É preciso confiar em algo – seu instinto, o destino, o karma. Não importa. Essa abordagem jamais me decepcionou, e mudou minha vida”.

Esse trecho resume bem o que deveria ser o lema de alguém com o perfil executor. Mais do que esperar que todos os caminhos sejam desenhados, a pessoa precisa agir, mesmo que a ação tenha que acompanhar uma dose de instinto.

Sempre digo aos empreendedores do ramo de tecnologia: Já tentou implantar sua ideia no papel e na caneta? Já ligou para um possível comprador para oferecer esse seu produto que no papel diz que resolverá todos os problemas da vida dessa pessoa?

É incrível, talvez por medo de uma frustração, preferimos nos esconder atrás da nossa ideia e continuamos gastando energia para desenhar lindas desculpas.

  • Só torne pública a ideia quando tiver ação para contar

Não gaste suas fichas marcando uma reunião com pessoas importantes para discutir algo que ainda é apenas uma ideia que você teve. É importante sim compartilhar pensamentos, mas isso você pode fazer de maneira informal e corriqueira (utilizando qualquer meio de comunicação).

Se você vai apresentar uma “grande ideia”, o primeiro passo é mostrar que você já dedicou tempo e já correu risco para validá-la.

Imagine o exemplo: Um jovem empreendedor acredita que revolucionará o mercado fitness ao criar um aplicativo para vender sessões de personal trainer à distância, onde o aluno poderá com um simples celular ter acesso ao seu personal ao vivo, inclusive mostrando se a execução dos exercícios segue o ideal.

Esse empreendedor pensa em criar um plano de negócios robusto para buscar um possível investidor mostrando planejamento financeiro, break even point, ROI e todos esses indicadores de que ouvimos falar.

Por outro lado, Pedro, personal há 15 anos inicia uma experiência empírica de aulas por Skype, Whatsapp e Facetime e sem nenhum tipo de planejamento mostra que deixou de dar aula presencial para 20 alunos e agora possui 50 alunos com o uso da tecnologia.

As ideias são as mesmas, ok? Quem você acha que convenceria com mais facilidade um possível investidor?

  • Desapegue: Se você não consegue passar de uma ideia dificilmente irá ganhar dinheiro com ela.

Está cansado de ver sua lista de tarefas crescer e se vê muito preocupado em “responder todos os e-mails” ou “justificar todos os questionamentos”?

Tenha calma e saiba que somos julgados e valorizados no mercado muito mais pela nossa obra do que pela nossa velocidade.

Faça as seguintes perguntas: A) Se eu mudasse de empresa hoje deixando para trás todas minhas pendências, eu causaria um prejuízo muito grande para a minha empresa? e B) Se eu fosse o dono dessa empresa, eu estaria satisfeito com as minhas entregas?

Refletindo sobre A) e B) tente mudar sua rotina para realizar com mais energia e efetividade.

Saber dizer não é tão importante quanto dizer que irá entregar algo. Pensando dessa forma, deixe de querer se tornar alguém que promete e passe a surpreender pela qualidade de suas entregas.

Terça feira, 17h da tarde: Como esta iniciando a semana? Mais uma pilha de ideias, com uma bateria de desculpas e pouquíssimas ações? Desse jeito ficará difícil acontecer o seu milagre.

Receba orientações periódicas e personalizada de quem entende do assunto, conte com a Thutor!

Cadastre-se