Gestão do tempo: um desafio diário

Gestão

O tempo é igual para todos. E por que tem pessoas que conseguem produzir mais, fazer o curso que gosta, entregar resultados efetivos e outras continuam no mesmo tempo e espaço? Como você tem administrado as 24 horas do seu dia para que sejam produtivas e consiga realizar as coisas mais importantes? Vamos falar da gestão do tempo.

Exagerar no tempo que você dedica ao trabalho não é o mesmo que utilizar o tempo corretamente. Com certeza você também ganha com isso, não apenas a empresa. Sua dedicação, planejamento, disciplina, enfim: tudo isso é refletido em seus projetos pessoais.

Planejar é o que irá te permitir administrar o tempo de forma mais eficiente e eficaz. E claro, ter disciplina para execução adequada. Sabemos que essa tarefa não é tão simples assim, mas podemos ajudar com algumas dicas:

  1. É bom você ter uma agenda para anotar suas atividades. Atualmente existem tantos modelos, desde a velha agenda de papel até sofisticados aplicativos. Escolha aquele que melhor se adeque a você e que consiga te ajudar a organizar as informações mais relevantes. Duas sugestões de aplicativos para ajudar na organização das tarefas são o Google Keep e o Evernote.
  2. Com a agenda ou ferramenta escolhida, é óbvio que você vai precisar se acostumar a usá-la, senão de nada vai adiantar. Anote todas as suas atividades, sejam pessoais ou profissionais, de modo que tudo esteja numa única agenda.Crie o habite diário de analisar sua agenda e ordenar seus compromissos. Tente desenvolver as atividades com antecedência e não finalizá-las de última hora, pois imprevistos podem acontecer.As coisas acontecem duas vezes: no pensamento e na ação. Pense positivo! Planeje com amor. Busque ações que irão fazer a diferença na vida das pessoas. Mesmo que aquele dia esteja corrido, não se esqueça de sorrir, porque é bom para quem recebe e para você.
  3. Com a lista de atividades anotadas em sua agenda, é essencial que você saiba separá-las entre importantes, urgentes, rotineiras, delegáveis e elimináveis.

Vamos entender:

  • Importantes: são aquelas atividades que trazem resultados e podem ser planejadas.
  • Urgentes: são aquelas atividades que surgem porque não foram previstas anteriormente e agora estão com prazo quase esgotado para sua realização.
  • Delegáveis: são aquelas atividades que você pode delegar à outras pessoas, para que elas realizem para você.
  • Elimináveis: são aquelas que não nos agregam nada e podem ser descartadas de nossas agendas.

Mais dicas essenciais para uma boa gestão do tempo:

  1. Priorize as suas atividades, começando pelas mais importantes, depois as urgentes e por fim, as rotineiras.
  2. Não perca tempo com as atividades que podem ser delegadas, delegue-as para quem pode fazer isso para você.
  3. Elimine atividades desnecessárias. Você vai se surpreender quando fizer a lista delas.
  4. Procure fazer as atividades mais importantes no início do dia, pois é quando você está com mais energia.
  5. Para as atividades mais longas, você pode dividir o seu trabalho em várias partes, sempre respeitando os prazos de entregas deles. Por exemplo: se você precisa montar um treinamento, primeiro defina o tema, público que quer atingir, local do treinamento, infraestrutura, etc. Depois, faça um esboço do que vai querer mostrar nesse treinamento. Posteriormente, pesquise e estude cada tópico. Aí, você já vai estar pronto para montar a sua apresentação. Revise, discuta com algumas pessoas. Revise novamente, e assim por diante. Planeje as etapas e entregas.
  6. É recomendável que se evite parar à toda hora para checar e-mails, ler mensagens, atender telefonemas, etc., pois isso acaba distraindo você e prejudica o seu rendimento e produtividade quando está executando as suas atividades importantes. Nossa mente leva um tempo para voltar ao foco principal do que estava sendo executado.
  7. Porém, reserve um tempo para checar seus e-mails, fazer ligações, passar pelas redes sociais, contudo, sem exagero. O tempo de ócio também é importante para trabalhar a produtividade. É importante esse tempo para relaxar a mente mas sem exagerar. Quanto mais fazemos, mais estamos dispostos a fazer novas e boas coisas.
  8. Procure não exceder o seu limite de atividades, pois isso pode ser um grande causador de estresse. Para isso, você vai precisar aprender a dizer “não”.
  9. Sempre busque aperfeiçoar a forma com que executa as suas atividades, pois é dessa forma que conseguirá ser mais produtivo e obter mais êxito em seus projetos.
  10. Por fim, não extrapole no tempo dedicado ao trabalho. Não se esqueça que você tem uma vida fora de seu trabalho e que merece muita atenção, pois o equilíbrio é fundamental para a sua felicidade. Curta a sua família, seus amigos, divirta-se e gaste tempo também com seu hobby preferido.

Dentro da sua programação diária de gestão do tempo, insira a mudança em atividades pequenas. Por exemplo, mude o caminho que você vai para o trabalho, tente dormir do outro lado da cama. Faça pequenas mudanças que irão estimular sua criatividade.

O exercício de “compartilhar” como prática diária

Ações de compartilhar devem ser incluídas em sua rotina diária. Márcio Fernandes, um dos líderes mais admirados do Brasil estimula, no livro “Felicidade dá lucro”, o exercício diário do “compartilhar”.

“Compartilhe com intensidade tudo o que conquistou na maior abrangência possível. Saia do lugar comum, ajude os outros (principalmente aqueles que mais necessitam)”.

Márcio Fernandes

Mas o que isso tem a ver com gestão do tempo?

O compartilhar tem a ver com usar o seu tempo da melhor forma possível, porque quando compartilha você estimula a criação de novas possibilidades, melhorias, otimização e o mais importante: a satisfação pessoal de ajudar, além de construir uma história inesquecível na vida de outras pessoas. Isso é motivador e vai te empurrar na direção de maiores realizações cada vez com mais eficiência.

A missão não é fácil, mas acredite e seja persistente

Caso não consiga cumprir todas as atividades, revise seu planejamento. Faça uma avaliação do seu tempo. É importante! Contudo, não exija tanto de você. Saiba que fez o seu melhor e que o amanhã está aí, cheio de energia para você planejar, recomeçar e tentar novamente.

A organização deverá servir para motivar você a cada dia conquistar os seus objetivos! Tenha certeza que irá conseguir. Conte com a Thutor para ajudar você em mais este desafio!

Se você precisa de auxílio e acompanhamento para melhorar a sua gestão do tempo, conte com nosso time de thutores e assine já a plataforma. Estamos prontos para ajudar em seu desenvolvimento.

Cadastre-se