Gestão de pessoas como processo estratégico

Filosofia de Gestão

Mais importante que entender os processos do negócio é conhecer as pessoas. São elas que gerenciam, controlam, executam as tarefas e os processos que fazem as coisas acontecerem.

Portanto, independentemente de qual seja o tipo de negócio e os seus objetivos, o sucesso depende muito do desenvolvimento e do engajamento das pessoas que ali trabalham.

A Gestão de Pessoas compreende um conjunto de conhecimentos e técnicas com o objetivo de atingir os objetivos do negócio, proporcionando ao mesmo tempo a satisfação e a realização das pessoas envolvidas.

Numa visão bem técnica, poderíamos dizer que as principais funções da Gestão de Pessoas são recrutamento ou captação, seleção, treinamento, desenvolvimento e remuneração e benefícios. Mas que tal passarmos a enxergá-la, conhecendo agora a Filosofia de Gestão, como um processo estratégico e essencial para a empresa, que vai muito além do suporte administrativo?

O segredo do sucesso na Gestão de Pessoas é alinhar os objetivos do negócio com os objetivos pessoais dos colaboradores. Os reais engajamento e motivação das pessoas só são conquistados quando existe a percepção de que as atividades e desafios estão ligados com aquilo que as pessoas desejam para o seu futuro: Chamamos isso de alinhamento de propósitos.

E é nesse sentido que a Gestão de Pessoas se torna fundamental para o sucesso: todas as ações, técnicas e – por que não? – rotinas de suporte administrativo da empresa devem estar ligadas a essa conexão dos propósitos de colaboradores e do negócio. Mais que evoluir os processos visando resultados financeiros, podemos visar a evolução das pessoas, de maneira eficiente e colaborativa, gerando por consequência o resultado financeiro desejado.

O caminho é simples, mas exige de você, Líder, algumas reflexões sinceras sobre sua gestão:

  • Se pudesse classificar de 0 a 10 o nível de confiança entre você e seu colaborador, que nota você se daria?
  • Você conhece os sonhos, desejos e propósitos de seus colaboradores?
  • Quanto do seu tempo de trabalho é dedicado a orientar a equipe e quanto dele você passa executando tarefas operacionais?

Essas respostas serão seu ponto de partida para a construção de uma Gestão de Pessoas efetiva – gerando resultados de alto impacto –  e afetiva, baseada em respeito, interesse genuíno e no reconhecimento da autonomia do time.

Que tal iniciar uma nova forma de gerir que traz felicidade para as pessoas e resultados inéditos para a empresa?

Thutor está aqui para te ajudar nesse processo. Não deixe de conhecer nossa plataforma e ter seu Thutor para acelerar a conquista dos seus sonhos!

Cadastre-se