5 maneiras para desenvolver sua liderança

Liderança

“Eu, líder, me comunico com você; você se comunica comigo; e nós nos desenvolvemos”. Márcio Fernandes.

Convergência de propósitos, esse é o caminho para um perfeito engajamento. Em muitos casos, durante uma “thutoria”, questionamos o gestor –“Você conhece sua equipe? Sabe quais os seus sonhos? O que o motiva ir trabalhar todos os dias?” E, é conhecendo a equipe de uma forma mais humana que começamos a desenvolver nossa “thutoria” com os gestores que buscam ser melhores a cada dia.

Quer dicas para uma liderança engajadora? Então veja:

1. Ouvir

Conhecer e entender os sonhos dos seus colaboradores é essencial para obter a convergência dos interesses. Entender como todos podem ganhar, unindo esforços. A comunicação deve ser realizada de forma franca e horizontal.

2. Perguntar

Líder não é aquele que sabe de tudo, mas que tem interesse em conhecer tudo e que facilita o processo do compartilhar, proporcionando que todos consigam a informação.

“Costumo dizer que é ótimo quando não domino o assunto, porque assim posso fazer todas as perguntas a que tenho direito. E é sempre com as perguntas que parecem bobas que a gente aprende mais ou encontra uma solução inusitada”. Márcio Fernandes

3. Feedback

Um feedback pode gerar muita motivação e impulso para que o colaborador supere o desafio proposto por ele mesmo. Isso não significa, necessariamente, que tenha que ser positivo. É muito importante estabelecer um relacionamento franco e que você demonstre o quanto o seu interesse por ele é genuíno. O Feedback precisa ser verdadeiro, só assim você conseguirá estimular o desenvolvimento.

4. Encantar ou reter?

Quando colocamos as duas palavras, uma ao lado da outra, parece que fica fácil entender qual é mais atraente e de custo menor. Mais justo que reter – o que remete a contrariar o desejo de alguém que já não quer mais estar na empresa – é encantar esse colaborador a encontrar ali oportunidade de se desenvolver, realizar seus sonhos e contribuir para o crescimento do negócio, engajados no mesmo propósito. É fazer com que ele queira ficar ali.

“Exige pouco investimento em dinheiro e muito interesse genuíno dos líderes por seus colaboradores”. Márcio Fernandes.

5. Planejar – Enxergue o fim desde o começo

O planejamento é essencial para o atingimento dos objetivos. Não se pode entregar ao acaso a realização das ações que nos cabem. A Thutor destaca a ideia de que o líder pode contribuir e incentivar o planejamento das atividades da equipe, visando conquistar um propósito comum.

Precisa de ajuda para desenvolver sua liderança? Conte com toda a atenção de nossos thutores para te auxiliar nessa jornada! Comece já a ser um líder e executivo de sucesso.

Quero Assinar