4 Dicas para ser promovido

Carreira e Qualidade de Vida

Confira 4 Dicas da Thutor para ser promovido

Está preocupado com a lentidão para progredir na carreira e não sabe para onde deve canalizar seu esforço visando a uma promoção? Talvez o caminho não seja tão impossível quanto você imagina. Siga nossas dicas abaixo e impulsione a sua carreira. Vamos lá?

 

Conheça mais a sua empresa e acredite no negócio que ela desenvolve. Hoje é claro para você qual o modelo de negócio de sua empresa? O início da construção da sua promoção deve ser no entendimento do negócio. Para poder criar percepção de valor em sua atuação, o primeiro passo deve ser conhecer como a sua empresa ganha dinheiro, em qual mercado ela está inserida e quais os desafios para os próximos anos. Tem dúvidas em onde buscar essas informações? O ideal é que essas informações venham dos tomadores de decisão da empresa, sócios e diretores por exemplo. De qualquer forma, caso não se sinta confortável ou não tenha acesso a eles, comece conversando com seu líder direto.

 

Entenda qual o seu papel na organização e na geração de resultado. Imagine que a sua empresa é um grande quebra cabeça que busca ao fim da sua montagem, gerar o impacto esperado. Tente imaginar agora quais peças desse quebra cabeça o seu trabalho representa e também quais possíveis peças ainda não foram colocadas. Para galgar um crescimento interno o colaborador precisa entender bem como a ação dele poderá gerar impacto na companhia, pois independentemente do perfil de seu gestor (líder ou chefe), ele sempre ficará feliz quando você trouxer resultado.

 

Aumente a interação com pessoas que possam te auxiliar com o desenho “das peças faltantes”. Muitas vezes nas empresas temos o costume de não nos aproximarmos de pessoas de diferentes áreas e esse pode ser um grande erro na evolução da nossa carreira. Ao entender qual “A Razão de Ser” da empresa e ao iniciar o desenho de possíveis soluções para problemas que hoje a companhia enfrenta, é natural que a gente se depare com o seguinte questionamento: “Estou vendo um problema, mas infelizmente não é escopo do meu setor”. Lembre-se, o fato de você estar hoje em uma área específica não lhe impossibilita de amanhã migrar de área (achou que só podia mudar de cargo?). Com isso em mente, tente abrir seu espectro de visão do negócio e passar a agir como alguém que se preocupa não apenas em exercer uma atividade com foco e sim em qual impacto essa atividade terá na empresa. Para que essa mudança grande ocorra, a melhor dica é também a mais simples: Se comunique mais! Marque reuniões com pessoas de outras áreas, frequente eventos da empresa e aumente sempre sua rede de relacionamentos. 

 

Surpreenda com as suas entregas e deixe clara sua vontade de crescer. Você agora entende o que sua empresa faz, o seu papel e também problemas que ainda não foram resolvidos na companhia? Desenhou soluções, interagiu com pessoas de diferentes áreas e acredita estar entregando resultados impactantes para os resultados esperados? Com certeza você já se localiza em um grupo de profissionais diferenciados e que a cada dia faz mais sentido para o time, os líderes e também para a empresa. Chegou a hora da valorização, não é? Pois bem, não tenha receio em expor ao seu líder que você pretende crescer e desenhe com ele qual caminho você precisa percorrer para que a próxima oportunidade da empresa seja sua! As empresas são bem diferentes e, em muitos ambientes você pode crescer de forma natural com essa postura e, em outros, você vai precisar se posicionar mais. De qualquer forma, tenha uma certeza: o profissional que hoje atua com foco no impacto é visto como essencial para a prosperidade de qualquer empresa. Boa sorte!