Um mar de ideias, qual o conteúdo certo para você?

Organização e Qualidade de Vida

Como não se afogar no meio de tanto conteúdo na internet

Você alguma vez já se sentiu sem foco ou confuso com o universo de conteúdo, informações, cursos, sites, newsletters que estão disponíveis por aí? O mundo a um clique é algo muito bom, imediato e cheio de possibilidades.

Mas o tempo é um recurso bem limitado, não dá para assistir a tudo, seguir, ou muito menos ler tudo que a internet gera de conteúdo. Então o que fazer? Como priorizar?

1- Metas

O primeiro passo para otimizar o tempo e alavancar conhecimentos é estabelecer metas e objetivos. Pergunte-se o que você quer aprender? Onde quer chegar?

2- Fontes

Com isso em mente, comece a filtrar as fontes de informações, isto é, quais são os sites que fornecem conteúdo relevante, o qual pode te ajudar a alavancar o seu potencial? Quais são os influenciadores que, de fato, tem conhecimento nas áreas que te interessam? As fontes são confiáveis, têm boa reputação? Em caso de resposta negativa, esqueça-os.

3- Redes Sociais

Organize-se! Um dos grandes fatores de desperdício de tempo é ficar checando redes sociais e mensagens de celular a todo o momento. Reserve um horário para administrar as suas redes e não fique com elas abertas o tempo todo, verificando cada nova notificação.

4- Mensagens

No caso do whatsapp, por exemplo, silencie os grupos que não trazem informação relevante para o seu dia-a-dia, deixe para checa-los em um único momento como forma de descontração.

5- E-mails

A organização vale também para a sua caixa de entrada de e-mails. Quando você assina newsletters ou segue alguém, verifique a periodicidade do recebimento de informações ou atualizações. Faça um planejamento para conseguir ler todo esse conteúdo e armazene somente o que de fato for relevante e que você julga que irá consultar posteriormente. Uma caixa de e-mails lotada de newsletters, e-mails marketing e contatos sem nenhuma organização, também dificulta a gestão do tempo e do conteúdo.

6- Compartilhe

Dedique um tempo também para compartilhar ideias, coisas interessantes que você viu ou aprendeu. Seja proativo em tirar dúvidas e contatar pessoas que podem contribuir para o seu crescimento. Ao compartilhar ideias, você também aprende e tem a oportunidade de conectar-se com pessoas que terão interesse em partilhar outros conhecimentos com você também.

 

Receba orientações periódicas e personalizada de quem entende do assunto, conte com a Thutor!

Cadastre-se