Equilíbrio emocional: como desenvolver?

Carreira e Qualidade de Vida

Equilíbrio emocional é mesmo importante?

Este é um tema tão simples e ao mesmo tempo tão complexo para se tratar. Pense comigo: quantas vezes somos pegos de surpresa com comportamentos não esperados de outras pessoas? Quantas vezes ficamos bravos e com raiva sem um motivo aparente?

Às vezes nos atrapalhamos para usar a melhor palavra e a nossa boa intenção pode ser confundida, sem nos dar a chance de corrigir ou nos expressar novamente; a palavra já foi pronunciada! A tendência é entender que o outro está errado e, na sequência, colocar nossas emoções negativas pra fora, ou ficar num conflito sem explicação e guarda-las no coração. Temos a tendência de não aceitar os nossos erros, e imediatamente jogamos para o outro a responsabilidade…. Ah, essas palavras! Transformam um ambiente gostoso e próspero em um cenário de duelos de interesses. Você já viu essa situação? Já aconteceu com você? Então, continue comigo…

Neste momento, dê um respiro e uma pausa para pensar. Em situações em que se está agitado,  provavelmente o “acusado” “sairá do eixo”.

Agora, com a cabeça tranquila e lendo este texto, temos a clara impressão de que não vale a pena.  Mas, no momento do fervor, se você falar para essa pessoa ficar calma, aí é que ela não ficará! O grande segredo é não reagir da mesma forma quando a pessoa está fora de si. Você deve se preocupar com seu estado interno! Pense em como redirecionar essas energias e ter consciência dos seus atos.

Um momento de silêncio pode ser o necessário para você se equilibrar novamente. A nossa vida é como uma caneta na posição horizontal; pode ser que em alguns momentos ela seja empurrada para baixo e em outros para cima. Quanto mais a gente conseguir fazer com que essa inclinação seja menor para baixo, melhor. E para cima, cada vez maior. O que não podemos permitir é que essa transição seja muito rápida de cima para baixo, porque pode ser que você se desmotive e caia na inércia.

Acredite que você é capaz! E que sempre tem algo que  pode melhorar. Estabilizar é o segredo para seguir com mais domínio de suas atitudes e equilibrar os relacionamentos. E atenção! A horizontalidade constante também pode ser vista de forma ruim. Pense sempre em como se conhecer melhor e em formas de jogar essa caneta para cima, com tranquilidade e otimismo.

Mas como posso controlar minhas emoções?

Uma das maneiras para conseguir voltar a se equilibrar e se sentir melhor, sem sentimentos ruins, é sublimar. Esse termo é muito usado pela Psicologia, e basicamente significa redirecionar essas energias para algo socialmente aceito. Por exemplo: em momentos de raiva pode ser que você queira atingir uma pessoa fisicamente. Essa atitude não é coerente com os valores sociais e os seus, então é preciso compreender melhor esse momento.

Esse instante de reflexão e de reestruturação interna, a sublimação, pode ser realizada a partir da prática de uma atividade física, prática religiosa, elaboração de trabalhos artísticos, meditação, uma sessão de terapia, uma conversa com alguém que tem interesse genuíno por você e muitas outras maneiras. De forma ampla, é transferir a sua energia negativa para algo que te dê prazer e que faça com que você esteja em movimento, podendo refletir sobre o seu comportamento e te possibilite crescimento.

Sendo assim, se conhecer e ser responsável por suas reações pode fazer com que você se estresse menos. Temos a tendência de reagir da mesma forma sempre, porque isso é cômodo. Movimente-se! Tenha um momento para você todos os dias e caso use a desculpa de que não tem “tempo”, se desafie! Esteja aberto à mudança e conquiste novos resultados!

Precisa de ajuda para desenvolver seu equilíbrio emocional? Tenha um thutor que vai te ajudar e te acompanhar de forma personalizada neste processo.

Cadastre-se