4 dicas para aumentar suas chances de recolocação profissional

Carreira e Relacionamento

Ao estar desempregada, a pessoa tem duas opções:

1) conseguir um emprego e valorizá-lo para ter oportunidades de crescimento, ou,

2) esperar por uma oportunidade única e específica na empresa dos seus sonhos.

Ambos estão corretos, sendo que na primeira opção você buscará suprir rapidamente as suas necessidades e conseguir a recolocação profissional. Nesse caso, você poderá buscar pelo seu crescimento profissional dentro da empresa ou até mesmo utilizar esse espaço para se preparar para conseguir outras oportunidades. Na segunda opção, você terá um tempo de preparação para conquistar a sua vaga dos sonhos.

É importante voltar para o mercado de trabalho?

Mais importante do que voltar ao mercado é trabalhar a sua empregabilidade. Ela é a capacidade que você possui de se destacar e chamar a atenção do recrutador, sendo assim, ela é importante em qualquer momento da sua vida, estando empregado ou não.

Para que você consiga ser visto pelo recrutador, seguem 4 dicas que podem te ajudar:

1 – É necessário pensar positivo, acreditar que você merece!

Pensar negativo em um momento como esse não ajudará em nada na sua autoestima, concorda? Então é essencial resgatar o bom profissional que você é! Para isso, você precisará estimular o seu autoconhecimento, identificar as pequenas mudanças diárias que pode realizar na sua forma de pensar e desenvolver uma mentalidade de vencedor. É muito fácil identificar as suas fraquezas, mas quais são as suas forças? Quais as forças que te fazem superar os desafios diários e estimular suas emoções positivas? Pense nisso…

2 – Quais pessoas fizeram a diferença na sua vida profissional?

Partindo desse processo de autoconhecimento, procure por pessoas que fizeram a diferença em sua vida profissional e pergunte a elas qual a característica que você possui que elas a consideram marcantes. A partir disso você terá um feedback genuíno dos seus pontos fortes e dos pontos que precisam ser melhorados. Estar perto de pessoas que tem interesse genuíno por você irá te fortalecer e te ajudar a passar por esse momento.

3 – Utilize as suas redes sociais para se destacar!

Para que as pessoas te vejam em um mundo cada vez mais tecnológico, é preciso estar presente no mundo digital e nada melhor do que utilizar as redes sociais a seu favor. Não é falar sobre assuntos polêmicos ou pedir ajuda desesperadamente. Elas devem ser utilizadas de forma estratégica! Que tal você compartilhar suas conquistas e construir relacionamentos sólidos? Faça recomendações no Linkedin dos seus colegas de trabalho, quanto mais você oferece, mais você recebe!

Não peça nada antes de gerar algum valor para que a pessoa possa te ajudar. Você é o responsável por se destacar, e conseguir dar feedbacks positivos sobre os outros demonstra muito sobre você. As oportunidades não estão presentes somente nos anúncios de vagas, elas se desenvolvem também por meio do marketing pessoal.

É muito importante também ter cuidado com o que é publicado em suas redes. Por mais que seja algo pessoal, se você está buscando uma vaga, vale este ponto de atenção. As empresas hoje em dia buscam cada vez mais informações nas redes sociais. Utilize o bom senso!

4 – Faça uma pesquisa de mercado, conheça o terreno em que está pisando.

Verifique as exigências dos cargos que você quer pleitear e se autoavalie em cada um deles. Você está preparado para assumi-los? Quais pontos precisaria desenvolver? Além disso é muito interessante você verificar quais são as palavras chaves para as funções, pois além de te ajudar na busca por vagas, elas poderão constar em seu currículo e fará com que o recrutador te encontre mais facilmente.

A Thutoria pode me ajudar no processo de recolocação profissional?

A Thutoria mantém com seus clientes uma forma transparente de lidar com os mais diversos assuntos que são abordados na plataforma. Contudo, não será apenas o processo de thutoria que fará você aumentar sua empregabilidade e conseguir uma vaga, isso dependerá da sua dedicação e da sua prática. É claro que os problemas como a crise por exemplo, agravam a situação no mercado, mas não é ficando de braços cruzados e acreditando em limitadores que você conseguirá novas oportunidades. Aproveite esse momento para pensar diferente do tradicional, essa pode ser a chave para sair da encruzilhada.

Em nossa plataforma, um thutor irá te ajudar no processo de autoconhecimento e lhe proporcionará o conhecimento em diversas técnicas para aumentar sua visibilidade. É importante destacar que o conhecimento é enriquecedor e tem poder, mas é preciso vivenciá-lo. Independentemente da sua atual condição, continuar se desenvolvendo, praticar a inteligência emocional, cuidar do seu bem estar e continuar sonhando, são os impulsionadores do processo e nós podemos te ajudar a sonhar mais alto ainda.

Está em fase de recolocação profissional e precisa de ajuda? Estamos prontos para te ajudar neste desafio com a nossa thutoria online. Vem!

Assine já!